Primeiro satélite de Angola deve ser lançado em 2015

02-12-2012 20:05

 

O Angosat, primeiro satélite espacial de Angola, começou a ser construído ontem e deve ser lançado dentro de três anos, anunciou o secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
Alcides Safeca, que falava numa cerimónia realizada em Luanda para assinalar o início da construção do Angosat, lembrou que a construção está a cargo de um consórcio russo liderado pela RSC, “multinacional com larga experiencia na produção de satélites e foguetões propulsores em programas internacionais como o Soyuz-Apollo”.

Investimento milionário

O investimento empregue, equivalente a 40 mil milhões de kwanzas, é financiado por um sindicato de bancos russos liderado pelo Ruseximbank e VTB.
Alcides Safeca, o coordenador do projecto, afirmou que “o satélite proposto é da família Yamal, tem um período de vida de 15 anos e possui 22 transponderes”.  
 

 

“Este Satélite é o primeiro e marca a entrada de Angola numa nova era das telecomunicações, o que pressupõe a condução de um programa espacial que inclua, futuramente, o lançamento de satélites subsequentes,” referiu.

Altos índices de utilização

O secretário de Estado das Telecomunicações assegurou que o Angosat vai ter utilização de 99,2 por cento da capacidade prevista. 
“Sendo Angola um país em fase inicial de capacitação neste domínio tecnológico, o projecto prevê a criação de duas estações idênticas, uma em Angola e outra Rússia”, disse e salientou. “Estas estações permitem uma intervenção russa no controlo e comando do satélite, sempre que se mostre necessário, enquanto Angola cria autonomia neste domínio”.

Foco dos serviços

O Satélite vai fornecer serviços de suporte às telecomunicações electrónicas, incluindo a prestação de serviços em banda larga e de televisão na banda C e na Ku, assim como a formação de recursos humanos para quadros nacionais. 
O Executivo angolano, revelou o secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, já está a formar quadros nacionais que vão gerir e manter do Satélite Angosat. 
Um grupo de dez técnicos angolanos ligados ao sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação encontra-se desde 2011 em formação na Rússia. Cinco deles fazem licenciatura e os outros, pós-graduação.
O prazo de formação de quadros pode durar dois a três anos para os que fazem pós-graduação e o dobro para os de licenciatura.  O começo da construção e colocação em orbita do satélite Angosat foi assinalado ontem, em Luanda, numa cerimónia presidida pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José de Carvalho, e por Victor Ivanov, chefe de uma missão do sector Russa que visita Angola. 
O lançamento da construção do satélite de Angola  coincide com a concretização, ao longo da semana, de projectos do domínio das telecomunicações financiados pelo Executivo, com vista a dinamizar o desenvolvimento do sector, como o cabo de fibra óptica.